segunda-feira, 27 de maio de 2013

Como a identificação precoce de dificuldades visuais pode maximizar as possibilidades de cura do problema ou reduzir o seu progresso
Diversos textos acadêmicos e entrevistas com oftalmologistas apontam para a prevenção e cuidados desde antes do nascimento do bebê, durante a gestação com o risco de doenças que a mãe pode ser acometida, indicando que seja realizado o teste do olhinho logo nas primeiras semanas de vida. Apontam que diversas doenças que podem legar a cegueira ou a deficiência visual séria podem ser tratadas de em alguns casos revertidos se tratados precocemente.
“Existem vários testes de visão que podem ser aplicados tanto em bebês quanto em crianças, o importante é os pais não adiarem a visita entre a criança e o oftalmologista, e não deixarem de repeti-la anualmente, pois uma criança que, na idade pré-escolar, tenha sido considerada por um oftalmologista como vendo bem pode, no entanto, desenvolver posteriormente erros de refração, como, por exemplo: miopia, hipermetropia e astigmatismo, que tornam uma correção necessária.”             
Dra. Regina Cele, Mestre em Administração Oftalmológica pela UNIFESP - Escola Paulista e Medicina, chefe do setor de glaucoma congênito da Universidade Federal de São Paulo - EPM, Chefe do setor de glaucoma do Complexo Hospitalar Padre Bento de Guarulhos, chefe do setor de glaucoma do Hospital Monumento, Membro Científico da ABRAG(Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma Amigos e Familiares)

“Poucas mães sabem, mas a visão dos filhos depende dos cuidados que têm com a própria saúde. Pode parecer exagero, mas para garantir a saúde visual das crianças os cuidados devem começar antes de o bebê nascer. Isso porque, de acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, doenças infecciosas como a rubéola, sífilis e toxoplasmose contraídas pela mãe durante a gravidez respondem por 38% da catarata congênita, maior causa de cegueira infantil que acomete 0,4% dos recém-nascidos no Brasil.
Logo que o bebê nasce, a mãe deve se certificar de que passou pelo “Teste do Olhinho” ou exame do reflexo vermelho. O médico explica que este exame é feito com um oftalmoscópio que emite luz sobre a pupila do recém-nascido. Quando esta luz é contínua significa que os olhos são saudáveis. Se for descontínua indica presença de uma ou mais das doenças que levam à deficiência visual grave ou cegueira infantil”
(Leôncio de Souza Queiroz Neto)

Um tratamento ainda pouco divulgado vem sendo realizado e resolvendo alguns problemas a que se propõe, eu realizei algumas sessões e obtive resultados positivos, utilizava o que óculos conhecidos como óculos para descanso, pois sentia dores de cabeça, pulava linhas durante a leitura e um sono incontrolável...
Veja:
“A fisioterapia ocular tem o objetivo de reeducar os movimentos dos olhos, que são realizados por seis pares de músculos extrínsecos e que recebe estímulo neurológico de três pares de nervos cranianos. Qualquer disfunção visual sensorial ou motora poderá acarretar um distúrbio oculomotor, podendo o indivíduo apresentar patologias com características e sintomas de:
·         Insuficiências de Convergência – IC1:
o        Visão borrada, Cansaço visual e dificuldade nas leituras.
o        Sonolência nas leituras, bem como troca de linhas;
o        Cefaléia na região frontal e/ou temporal;
o        Irritação e hiperemia na conjutiva;
o        Dores periorbitárias, nos olhos e peso nas pálpebras;
o        Distúrbios posturais
·         Estrabismos transitórios2:
o        Paresias e paralisias oculomotoras;
o        Dupla imagem e limitações em alguns movimentos dos olhos;
o        Desequilíbrio postural e torcicolo (tipo PVC: posição viciosa de cabeça);
·         Estrabismo congênitos3: desalinhamento dos eixos oculares.
o        Desvios em Adução – Esotropias
o        Desvios em Abdução – Exotropias
o        Desvios verticais – hiper e hipotropias

Para descobrir se o indivíduo apresenta qualquer disfunção nos músculos dos olhos, deve ser feita uma avaliação conhecida comoExame de Motiidade Ocular – EMO ou Teste Ortóptico – TO4,que é solicitada durante um atendimento ambulatorial com o Oftalmologista, Neurologista, Pediatra ou ortodontista. Poucos são os Ortopedistas que solicitam este exame, porém é importante avaliar aoculomotricidade5 na presença de um torcicolo, pois há grande diferença entre o torcicolo congênito6 e o de causa ocular7.
Baseado no diagnóstico final, após a avaliação oculomotora, o profissional de Fisioterapia, através da solicitação do oftalmologista, realizará o tratamento cabível à determinada situação.
ANGELA DIAS – Fisioterapeuta. - CREFITO 91767 – F
Como o professor pode ajudar nesta identificação de problemas visuais?
Muitas crianças em idade de serem alfabetizadas apresentam sinais de dificuldades visuais, que até então, pode não ter sido observado. Os professores são grandes aliados neste caso, pois boa parte dos casos são citados e indicados aos responsáveis que procurem o parecer de um especialista, o oftalmologista, sempre que confirmado, a criança consegue bom desempenho escolar.
“Os pais, em colaboração com os professores, devem estar sempre atentos, durante o período em que as crianças aprendem a ler e a escrever. As dificuldades de aprendizagem não significam forçosamente que uma criança tenha deficiências de aprendizagem, mas podem constituir também um indício de que a criança simplesmente enxerga mal.
Nessa idade, dificilmente os pais ou a própria criança percebem possíveis déficits visuais e a falta de correção nesse período pode levar a uma baixa visão de forma permanente: a Ambliopia. Assim, o exame de vista para todas as crianças dessa idade torna-se de extrema importância, porque o médico irá avaliar a necessidade do uso de óculos, as possíveis alterações na movimentação e posição dos olhos (os chamados estrabismos) ou quaisquer outras causas que possam causar a ambliopia, tratando-se corretamente e em tempo certo.”
(Leôncio de Souza Queiroz Neto)
Saiba mais sobre:
 A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE DEFICIÊNCIA VISUAL EM AMBIENTES DE ENSINO em http://www.essex.ensino.eb.br/doc/PDF/PCC_2008_CFO_PDF/CD2%201%BA%20Ten%20Al%20ADRIANO%20SEBASTI%C3O%20MURUCCI%20DA%20FONSECA.pdf
Detecção precoce de deficiência visual e sua Relação com o Rendimento escolar http://www.scielo.br/pdf/ramb/v56n4/13.pdf

Por: Viviane Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário