Desejei colocar o blog em ação e esqueci de que devíamos colocar nosso roteiro por aqui também.
Roteiro - As perguntas que nortearão nosso trabalho investigativo.
Obs.: Este roteiro foi elaborado na discussão com o grupo, foi uma produção conjunta de todos os participantes do nosso grupo. Estou apenas postando o que negociamos pesquisar.1. O que queremos saber?
- Por que as crianças estão começando a usar óculos cada vez mais cedo?
- Os estereótipos associados ao uso dos óculos.
- Preconceitos ou “bullying” enfrentados por crianças que usam óculos.
- Que hábitos e práticas podem acelerar a necessidade da utilização dos óculos?
- Como a identificação precoce de dificuldades visuais pode maximizar as possibilidades de cura do problema ou reduzir o seu progresso e como o professor pode ajudar nesta identificação e adaptação?
2. O que já sabemos sobre o assunto?
- Existem tratamentos que podem minimizar ou corrigir problemas oftalmológicos.
- Dificuldades visuais podem prejudicar a aprendizagem.
- A relação com os óculos varia de pessoa para pessoa.
- Algumas pessoas enfrentam preconceitos com relação ao uso dos óculos de acordo com o contexto onde estão inseridas.
3. Qual o contexto, que circunstâncias motivaram a pesquisa?
O fato de todos os participantes do grupo usarem ou terem usado óculos em algum momento de suas vidas originou o tema do projeto.
4. O que precisamos fazer para investigar o que queremos saber?
Utilizaremos a pesquisa bibliográfica, além de entrevistas informais com nossos alunos e alunas, imagens e, possivelmente, vídeos.
5. Que áreas nos ajudam a saber mais sobre o que queremos saber? História, Ciências, Matemática e Língua Portuguesa.
6. Quais tecnologias?
Livros, revistas, imagens digitalizadas e Internet.
Postado por Flávia Lima de Assis Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário