Para saber mais sobre o tema que eu iria desenvolver decidi fazer uma pesquisa de campo com alunos meus que usam óculos.
As entrevistadas começaram a usar óculos entre 7 e 10 anos de idade. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia aproximadamente 20% dos escolares brasileiros apresentam alguma alteração ocular e 10% precisam usar óculos. Muitas vezes o problema só é detectado quando a criança começa a frequentar a escola.
VOU USAR ÓCULOS? Não quero, vou ficar, feia ( o ), não vão mais gostar de mim, como vou correr, brincar, e os apelidos? NÃO!!!!! São medos comuns relatados nesta hora. O apoio dos pais é muito importante como afirma Suemy Hamada, psicológa especialista em psicologia da educação, " É importante conversar, incentivar e explicar para o filho porque ele está usando óculos". Nos relatos colhidos os pais tiveram este cuidado, apontadoram o problema e os benefícios que o uso dos óculos traria. Uma delas relatou ser a " quarta quatro olhos da família" em tom de brincadeira.
Para ajudar neste momento de novidade e adaptação é importante que a criança escolha sua armação. Na pesquisa de campo as entrevistadas afirmarame escolher suas armações e relataram com carinho a que mais gosta/ gostava " Gostei mais de um bege, mas ele quebrou e eu agora uso este, que gosto também" Hanna , 10 anos, já Camile afirma " Meu primeiro óculos, eu ganhei na escola, era rosa. O de agora é lilás e é o meu preferido".
Óculos escolhido, agora é hora de ir à escola pela primeira vez e é aí que os problemas acontecem. O apelido mais relatado foi o famoso "quatro olhos", uns afirmam não se incomodar, outros relataram certo desconforto. Nesta hora, o papel da escola é fundamental, " É um trabalho em equipe e é preciso da ajuda da professora para trababalhar esta diferença. Quando a bullyng, ela tem que dialogar entre os colegas.", afirma Suemy Hamada.
Apesar do apelido nem uma criança ouvida afirmou sentir-se discriminada em brincadeiras no recreio, na educação física, pelo contrário, os relatos apontam para um cuidado dos amigos com os óculos, "para não quebrar".
Em qualquer idade, usar óculos parece uam terrível sentença. Na idade escolar, o fato ganha contornos mais dramáticos. Cabe aos pais e à escola transformar esta realidade em algo mais agradável.
Apoio é fundamental para esta adaptação. Saber lidar com apelidos e estereótipos nem sempre é fácil e em alguns casos traz sofrimento.
Percebi durante a entrevista que as crinças e seus pais são bem resolvidos quanto a isso e conseguem junto com seus filhos tirarem boas lições. Confesso que eu não gosto de usar óculos, mas sou míope e sem eles não sou ninguém, então o jeito é dar uma de Poliana e enxergar literalmente o lado bom da coisa!
Esta é Camile uma das minhas entrevistadas. Ela desejou tirar duas fotos, uma com e outra sem os óculos. Desejo atendido!
Pedi que escrevessem um breve relato das sua vidas com óculos.
" Quando comecei a usar óculos achava que ninguém ia gostar de mim, na verdade, continuo achando isso. Acho que as pessoas não gostam de mim porque eu uso óculos, me acho feia e não gosto quando me chamam de quatro olhos." CAMILE, 10 anos
" Quando eu soube que ia usar óculos , eu gostei, mas depois fiquei com medo dos apelidos. Quando cheguei á escola, minhas amigas gostaraem e é claro , ouvi algumas piadinhas ( quatro olhos, cegueta ). Eu não gostava, mas fingia que não ligava. Eu gosto dos meus óculos e de como eu fico com eles." Hanna 11 anos
Postado por Flávia Lima
Acho que minha filha não enfrentará nenhum preconceito por ter que usar óculos. Na escola dela isso é quase que a normalidade entre os alunos.
ResponderExcluirMuito boa essa entrevista.
Obrigada Virgínia! Hoje eu sinto que as crianças que usam óculos são mais felizes,a escola e os amigos ajudam bastante neste momento. Bjss Flávia
ResponderExcluir